segunda-feira, 1 de novembro de 2010

mas é preciso arriscar...

 « (…) Já sete horas”, disse para consigo ao ouvir de novo o despertador, “já sete horas e um nevoeiro destes.” E durante uns instantes ficou quieto, respirando baixinho, como se esperasse do silêncio absoluto a reposição da situação real e natural. (…) preparou-se para balançar o corpo a todo o comprimento, fazendo-o cair assim de uma vez de cima da cama. Se se deixasse cair desta maneira, a cabeça, que ele levantaria ao máximo ao tombar, não devia sofrer nada. As costas pareciam ser duras, e não lhes aconteceria nada se caíssem em cima do tapete. O que mais o preocupava era a ideia do estrondo que isso iria provocar, e do susto, ou pelo menos da preocupação que tal baque iria causar atrás de todas as portas. Mas era preciso arriscar. (…)» (“A Metamorfose”, Franz Kafka)

Mas é preciso arriscar... e tu, o que estás disposto a arriscar?


'Almoço na Relva'. Pablo Picasso, 1961

16 comentários:

  1. estou cansada de ser como sou por fora, decidi mudar, decidi mudar o meu visual. vou ser á minha maneira e não há maneira que os outros querem, como a minha mãe, mas tenho receio, de não ficar bem, de me apontarem o dedo, mesmo assim .. VOU ARRISCAR!
    palavras chave: mudança, cansaço/cansada, coragem
    Inês coelho 10ºe nº11

    ResponderEliminar
  2. "Mas era preciso arriscar. E tu? o que estás disposto a arriscar?"
    E estava lá eu, deitada na minha cama, vítima de cegueira, não via nada e ao mesmo tempo via tudo, pois eu sabia o que estava lá. O que mais me intrigava era a maneira como as pessoas me iam ver. Será que me iam julgar? Será que valia a pena arriscar sair do meu quarto e enfrentar as pessoas? Não sei, talvez sim, talvez não.
    Será que valia mesmo a pena arriscar? mesmo sabendo que há pessoas diferentes, com maneiras diferentes de lidar com as várias situações, e por mim? Valia a pena lidar com tudo na vida, por mim e para mim? A resposta é incerta, mas tudo na vida vale a pena, mesmo que aquela porta alí me traga a infelicidade, mesmo que no fim eu descubra que foi um erro, se não arriscar nunca saberei.

    Carla Carvalho, nº6 10ºD

    ResponderEliminar
  3. bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    ResponderEliminar
  4. Estou disposto a atravessar todos os sentimentos na minha cabeça, todas as inseguranças, medos e angustias para ser mais feliz. Eu tenho um monstro debaixo da cama, é peludo, fuma, tem garras, olhos vermelhos e anda sobre 3 patas. Está sempre, constantemente durante o sono a chagar-me a consciência, a dizer coisas como: ninguém gosta de ti; não prestas; és fraco; burro; ingénuo; as pessoas não são o que parecem; não confies em ninguém, ele não me deixa amar ou ser feliz.
    Estou farto dele, quero livrar-me dele, quero mata-lo, tortura-lo pela infelicidade que ele dá.
    Mas como? Armas normais não funcionam, tenho de confronta-lo. Mas de certa maneira eu preciso dele, estarei disposto a abdicar de uma parte vida para ser mais feliz, será que terei de começar do zero? Não, acho que não, a não ser que eu queira.

    ResponderEliminar
  5. Uma mudança, tenho medo de não conseguir o meu objectivo.
    Objectivo esse da mudança. mas o que eu mais me vou arriscar é lutar verdadeiramente é contra ao meu medo da mudança e de lutar contra a isso . . .
    Existe um poço que só tem cores escuras, preto e cinzento. O preto é intenso, é feito de tristezas e lágrimas. muitas, muitas lágrimas . . .
    o poço tem espinhos/bicos que funciona como uma barreira negra invisível onde não deixa entrar o arco-íris. porque se entrasse no poço, o arco ires ficaria negro.
    Esta barreira separa duas pessoas num só. completamente diferentes, uma é clara e outra é escura.

    ResponderEliminar
  6. Estou no cimo de uma falesia. Lá em baixo no mar agitado um ser belo que me chama disfarçadamente. O seu nome é futuro. Será bom ou será mau?
    Atrás de mim, um ser que não se desenvolve, chamado passado. Aquilo a que estive sempre agarrada. Saltar da falesia e ir ter com o futuro, é arriscado mas vou.

    Rebeca Correia Nº22 10ºD

    ResponderEliminar
  7. Todos os dias vivo com a minha cauda. Todos os dias são iguais pois ela é aborrecida e nunca me deixa fazer nada do que eu quero! Claro, ela é importante para a minha vida, sem ela andaria à toa sem saber o que fazer e por onde começar. Mas eu já me decidi!
    Estou disposta a arriscar a minha cauda, ela
    que me está sempre a dizer o que fazer, anda sempre comigo e nunca me larga. Estou disposta a tornar-me mais selvagem, mais mazinha e fazer algo de inesperado por um doce de morango.O doce de morango! Aquele que eu quero provar e irei provar, basta dizer NÃO à cauda!

    Sara Mendes 10ºB

    ResponderEliminar
  8. Mas era preciso arriscar. E tu, o que estás disposta a rriscar?

    Estou disposta a arriscar a minha segurança, estou disposta a libertar-me dela e descobrir o desconhecido, tudo o que é novo para mim, tudo o que não conheço, tudo. Vou arriscar isso, e vou à procura do meu "desconhecido".

    ResponderEliminar
  9. Mas era preciso arriscar. E tu, o que estás disposta a arriscar?

    A questão esta em saber se é mesmo necessário arriscar.
    A mentira é uma verdade que dói...talvez deva ser.
    Não podemos dizer ao certo a mentira e o que a distingue da verdade.
    Mas eu estou disposta a descobrir.
    Ariscaria perde-los para o salvar.
    Chamam-se amigos e não os podemos perder, mas eu estou disposta a arriscar.

    Maria Serpa, 10ºB

    ResponderEliminar
  10. E tu o que é que estás disposto a arriscar?"

    Estou disposta a arriscar a abrir o meu coração outra vez, a esquecer tudo aquilo que me fizeram e as feridas que me deixaram no passado e que levaram o meu coração a fechar-se. A por uma barreira que não deixa as pessoas entrarem. estou disposta a arriscar voltar a confiar nas pessoas e não deixar as feridas do passado influenciar os sonhos do futuro

    Ana Rita 10ºB

    ResponderEliminar
  11. Disponho-me arriscar tudo aquilo que eu tiver de arriscar, de modo a alcançar o meu objectivo. Isto com uma condição...sem prejudicar ninguém.
    Não quero passar por cima de ninguém, não quero deixar feridas, nem marcas.
    Eu sou um pássaro, não quero deixar rasto, alcanço o que quero sem pisar as pessoas.
    Quero simplesmente aterrar no meu mundo, no meu mundo feito de algodão, onde lá eu não magoarei ninguém. Quando estou lá, oiço a água a escorrer, se eu tocar na água, água essa muito brilhante, tão brilhante como nunca antes eu vi, eu sinto algo a passar para mim, não sei do que se trata, mas mais parece uma energia, de como quem diz "estás próximo do teu objectivo".
    Quando toco nas flores, são tão sensiveis, elas cantam para mim, passam um som com uma grande harmonia de como quem diz "fazes bem escolher este caminho, fazes bem não querer prejudicar ninguém".
    Quando dou alguns passos e toco nas árvores, eu sinto o sorriso delas, sinto que elas estão onde querem estar, naquele mundo que pode não ser perfeito, mas de onde ninguém sai mal...
    A maioria dos pássaros são livres, eu sou livre, mas não tão livre, poderia ser, mas eu não quero ser. Quero ter os meus limites e saber que aquilo que eu fiz foi feito de forma justa.
    Não quero perder as minhas penas em guerras.
    (...) As árvores dizem-me algo, como "fazes bem ser quem és", mesmo sabendo que não sou uma pessoa perfeita, sinto-me bem comigo.
    Eu sei que este mundo existe, não é só fruto da minha imaginação, eu é que ainda não o descobri...

    Susana Nunes
    Nº24 10ºB

    ResponderEliminar
  12. ...risco...
    ...tenho que arriscar...
    ...mas será o mais sensato a fazer...?

    Iludir-me-ei, passarei uma vida à espera de algo que nunca chegará ... mas (há sempre um "mas", não é?!) ... mas e se ao não arriscar terei a perder a única oportunidade de ser realmente feliz? Afinal de contas, ninguém me julgará por sonhar e ter esperanças que os meus sonhos se concretizem, não é?

    ...olho para trás...
    ...já é tarde de mais...

    JÁ ARRISQUEI!!!


    Roselyne Lougnon
    Nº22 10ºB

    ResponderEliminar
  13. Estou disposta a deixar que entrem na minha carapaça,que entendam o meu medo de não querer sair deste conforto porque afinal aqui é tudo muito mais fácil ou não?!Tenho a cor branca como todos os que me rodeiam,não quero ir para um novo cenário onde é o mundo dos génios,aqui até os vilões são sempre bonitos,é possível que eu apenas esteja a tentar justificar uma dor,um vazio,uma inesperada ausência,bem estou a dar imensas desculpas para não sair da minha carapaça mas percebam que está lá a minha vida TODA."Recordar faz bem mas viver do passado é como cavalgar o sonho de tudo o que nos foge,sonhar p'rá frente é que é estar acordada a viver ao presente,porque o futuro é hoje",isto aprendi com os meus novos amigos a quem eu chamo "estranhos" amigos.Sim...deixei-os entrar na minha carapaça,vejam está com imensas cores.É o que dá não sermos iguais mas no fundo sei que somos TOTALMENTE IGUAIS.

    Tânia Teixeira,nº25,10ºB

    ResponderEliminar
  14. Estou disposta a arriscar, tentar dar um pulo para deixar os meus medos e pesadelos de enquanto estou acordada. Conseguir demonstrar quem sou sem nenhum problema nem receio. Não quero continuar a viver presa como se estivesse na mais pequena gaiola. Quero ser eu mesma sem medo do que as pessoas possam pensar de mim. Quero sair desta gaiola, ir para um mundo mágico cheio de luz e cor, onde a árvore dos sonhos é a coisa mais adorada, onde existe sempre uma banda sonora alegre e sonhadora e não existe preconceito para com as cores.

    Daniela Esteves, nº7, 10ºC

    ResponderEliminar
  15. Para ir atrás dos meus objectivos estou disposto a arriscar as minhas mãos. As mãos são a parte mais importante do meu corpo porque com elas faço aquilo que mais gosto, bodyboard, tenis e desenhar.

    Rodrigo Fonseca nº20 10ºB

    ResponderEliminar
  16. Estou disposto a entrar num mundo novo, num buraco escuro, no desconhecido! Estou disposto a errar para criar um novo "eu". Estou disposto a lutar, a usar todas as minhas forças para atingir algo inesperado, a luz, o conhecimento, uma nova vida.

    João Ayton nº14 10ºB

    ResponderEliminar