segunda-feira, 13 de setembro de 2010

um acordar diferente

“Um dia de manhã, ao acordar dos seus sonhos inquietos, Gregor Samsa deu por si em cima da cama, transformado num insecto monstruoso.
Estava deitado de costas, sentia a carapaça dura e, ao elevar um pouco a cabeça, via a barriga arredondada, de cor castanha, dividida em faixas rígidas arqueadas, e no alto dela a coberta da cama em equilíbrio instável, quase a resvalar.
As muitas pernas, penosamente finas em comparação com a sua actual corpulência, tremiam diante dos seus olhos perplexos. (…)”

“A Metamorfose”, Franz Kafka


Hoje acordaste diferente... o que é que em ti está diferente?

"Metamorfose de Narciso", Salvador Dali - najornada.wordpress.com

109 comentários:

  1. Hoje acordei diferente, com vontade de viver, pois ontem não tinha vontade de sair da cama, enquanto que hoje tinha, pois apetecia-me vir para a escola, que é uma escola nova e diferente de todas as outras, porque é especializada em artes, coisa que é do meu interesse. Esta escola também me dá mais liberdade de expressão em comparação com a minha antiga.

    Alice Vicente 10ºB

    ResponderEliminar
  2. Vou começar por dizer que hoje não acordei diferente, aliás acordei diferente à vários dias. Estava entusiasmado com a nova escola, mas ao mesmo tempo receoso e com medo de haver hostilidade e que não me aceitassem como sou. Comecei a compensar estes sentimentos com humor e mostrando-me descontraído, quando na verdade estava a "tremer" por dentro.
    Fico contente por saber, que não havia nem há razões para os meus medos e se não aceitarem o problema é deles.

    João Fortuna 10ºB

    ResponderEliminar
  3. Hoje acordei diferente e percebi finalmente que há sentimentos e acções que podemos ou não mudar, pois para tal, não somos só nós que precisamos de ter a força de vontade e de lutar para as mudar mas sim também os outros, isto é, muitos desses sentimentos e acções não estão só dependentes de nós, por isso não chega eu querer e ter força de vontade para concretizar certas mudanças. Reflecti sobre isto e percebi também que não vou mudar a pessoa que sou, pois aceito-me como tal e não tenho motivos para o fazer.

    Inês Silva 10º B

    ResponderEliminar
  4. Hoje, quando acordei, senti que a minha vida tinha mudado. De um momento para o outro senti-me distante das pessoas que, antes, me eram mais próximas e que de repente se tornaram "estranhas conhecidas".

    Mais tarde percebi que isso pode não ser mau de todo. A minha vida mudou, sim, mas a minha vida não acabou, muito pelo contrário, iniciou uma nova etapa (muito importante), e apesar de me sentir mais distante dos meus amigos, sinto que eles me apoiam. Só depende de mim se me afasto totalmente dos meus amigos ou se aproveito esta distância para fortalecer mais os nossos laços.

    Maria Serpa, 10ºB

    ResponderEliminar
  5. Hoje acordei diferente... Acordei ao contrario. Fisicamente, psicologicamente. Simplesmente ao contrario. ...Acho que era de ser muito cedo...

    (Rodrigo Pereira 10ºB/Nº21)

    ResponderEliminar
  6. Tudo é Possível

    Hoje acordei e descobri que consigo fazer coisas que pensava não conseguir fazer.
    Descobri que estava mais desinibido entre outras coisas que pensava não conseguir fazer.
    Quando a gente quer fazer uma coisa, não devemos ter medo e não podemos ser negativos. Porque o medo só existe dentro da nossa cabeça. Temos de acreditar em nós mesmos, os problemas nunca são maiores do que nós.
    Só por dizer que não consigo fazer isto ou aquilo já me estou a limitar. Definir é limitar!
    Na vida tudo é possível basta termos fé e acreditarmos em nós mesmos.

    Alexandre Lobo nº2 10ºE

    ResponderEliminar
  7. Hoje acordei diferente na maneira como lido com os outros e como, estava mais á vontade com as pessoas e por isso acordei diferente na maneira como me vejo a mim mesma no sentido em que posso mostrar a minha personalidade sem me preocupar tanto com o que os outros pensam, agora percebo que essa preocupação era inconsciente e que não valia a pena tê-la. Acordei mais livre.

    Mariana Santos nº 19 10ºE

    ResponderEliminar
  8. Hoje acordei diferente,estou mais feliz.Estou muito feliz por ter deixado a antiga escola e vir para uma totalmente nova e extremamente diferente da outra,será uma nova experência,decerto muito agradável.Quero criar novas amizades apesar de isso para mim ser muito difícil,pois sou solitário ás vezes,ou mesmo a maior parte das vezes,mas só pelo facto de ter mudado de escola deixame muito feliz e espero que assim continue.

    Ovidiu Suciu Nº20 10ºE

    ResponderEliminar
  9. Hoje acordei diferente. Acordei com vontade de dizer que alcancei uma novo objectivo de vida. Deixei de me sentir perdida num mar de pessoas decididas e com objectivos. Encontrei um novo caminho. Encontrei-me com a arte e mais importante ainda, encontrei-me a mim.

    Catarina Duarte nº.8 10º B

    ResponderEliminar
  10. Hoje acordei e senti-me diferente, acordei com mais energia, algo que não acontecia à alguns dias atrás, acordava sem vontade de fazer algo. Tal energia faz com que eu possa aproveitar todos os momentos, uma coisa que só é possível se a tiver. Com energia consigo viver a vida, consigo alcançar todos os meus objectivos, consigo sorrir mais vezes ao dia, consigo fazer um milhão de coisas essências à minha sobrevivência..O que seria eu sem energia nesta minha etapa? Não seria ninguém.

    Susana Nunes nº24 10ºB

    ResponderEliminar
  11. Hoje acordei diferente:
    Mudar de vida não é fácil para ninguém, e para mim não está decerto a ser... Contudo estou a gostar e sou da opinião que mudar faz bem nem que seja uma vez na vida.
    Os passados dias têm sido de tal modo euforicos, que nem tinha dado conta do que deixei para trás: a minha antiga vida, os meus antigos hábitos... Hoje, acordei melancólica, sinto falta do passado e das coisas a que estava habituada. Posso dizer que hoje estou com uma Euforia Melancólica.

    Filipa Figueiredo nº9 10ºE

    ResponderEliminar
  12. Hoje mandaram-nos fazer um texto na aula sobre acordar diferente...
    A ideia geral do meu era sobre a mudança, ou a necessidade de mudança para algo completamente oposto ao que fomos, para quem nos vê de fora.
    A mudança por vezes não é feita conscientemente, apesar de ter que haver sempre um equilíbrio entre o que fomos e o que nos estamos a tornar. O meu conceito vai ser A Mudança.

    Ana Rato nº4 10ºA

    ResponderEliminar
  13. Hoje acordei diferente, descobri que as definições de Amizade, Amor e Sentimentos são diferentes e mudam de pessoa para pessoa. Sinto que finalmente percebi que nem todos pensam como eu, e que há várias opiniões. Acordei diferente porque agora aceito as Diferenças, e antes não.

    Inês Pereira nº10 10ºB

    ResponderEliminar
  14. Hoje acordei diferente, acordei mais feliz, porque estive com amigas de que hoje me apercebo que são muito importantes para mim, antes estava sempre com elas, fazia tudo com elas, passava os dias ao lado delas, mas agora como estamos em escolas diferentes já não estamos tempo nenhum juntas.

    Ana Rita Pires nº3 10ºE

    ResponderEliminar
  15. Hoje acordei diferente,acordei insegura para dar um passo novo à minha vida,é um sentimento que nunca temia ,nunca tive medo de arriscar mas agora sim.Penso que o medo seja vir de longe ,de estar numa nova escola ,com pessoas diferentes.Era raro ver pessoas assim,"estranhas",mas isso é bom.

    Tânia Teixeira,nº25,10ºB

    ResponderEliminar
  16. Acordei e percebi logo que não era eu. Quer dizer, não era eu como Rita Barbosa. Eu era outra pessoa. Sentei-me na cama e reparei logo que não estava no meu quarto. Era o quarto de outra pessoa. Nunca lá tinha estado. Mas o facto de eu não saber o que se passava comigo não era o que me preocupada mais. Era o facto de eu não sentir o meu joelho. Não sentia dor. Tentei levantar-me da cama, mas não vi as muletas. Congelei. Não sabia o que se passava comigo e estava a comecei a assustar-me pois tive uma vontade enorme de ouvir metálica. Logo metálica, que é o género de musicas que eu não gosto de ouvir. Ao levantar-me a cama vi logo um espelho á minha direita. Olhei e nem queria acreditar no que via. O reflexo que via não era o meu, mas sim o da Iolanda.

    Rita Barbosa nº16 10ºA

    ResponderEliminar
  17. Hoje acordei diferente, acordei destemido, porque estou numa escola nova, o ambiente que se vive aqui é muito diferente do ambiente que estava habituado e com isto tudo entendi agora aquilo que já me tinham dito à muito, a não julgar um livro pela capa.

    Rodrigo Fonseca nº20 10ºB

    ResponderEliminar
  18. Hoje acordei e sentia-me livre, tão livre como nunca me tinha sentido. Algo abriu-se para os meus dois lados, direito e esquerdo, parecia grande e fragil. As minhas pernas hoje não se moviam para me espreguiçar, nem mesmo os meus braços. Tentei abrir melhor os meus olhos e algo na minha cabeça mexeu-se. Tentei bater as assas, pareceu-me facil, conseguia lidar com aquilo em que me tinha transformado. Voei, voei em direcção da exploração da natureza, do meu novo mundo verde e brilhante, aquilo que sempre tinha admirado, sentia tudo aquilo que sempre quis sentir: ser uma borboleta livre!

    Joana Almeida nº12 10ºC

    ResponderEliminar
  19. Hoje acordei transparente, pelo menos aos teus olhos. A minha alma não te mente e só tu consegues ver o que há dentro de mim e de que tecidos sou feita. Hoje acordei transparente, por ti e para ti.

    Catarina Gaspar nº7 10ºD

    ResponderEliminar
  20. Hoje acordei e senti que estava sozinha no mundo.Como se estivesse numa outra dimensão na qual, por mais que gritasse ninguém reparava em mim...

    Acabei por perceber que quando as coisas mudam, sentimos medo. Um sentimento natural e que por vezes nos faz sentir sozinhos. Como se ninguém nos compreendesse ou quisesse saber de nós...

    Joana Vieira nº14 10ºD

    ResponderEliminar
  21. Se hoje acordei diferente? Acordei, sem sombra de dúvidas. Hoje comecei uma nova etapa da minha vida, este foi o primeiro dia dia aulas nesta escola. Acordei com algum receio do que estava para vir, mas mais importante, acordei com vontade de sentir esse receio, de descobrir o que até agora, para mim, era desconhecido. Não sou a mesma pessoa que era ontem quando me deitei, essa pessoa ficou guardada apenas na minha memória. Hoje estou diferente, sem preparação para o que poderá acontecer, para tudo o que tenho de enfrentar neste dia que provavelmente me irá marcar para sempre, perdi um pessoa, uma alma, mas ganhei algo igualmente valioso, um experiência que me abrirá "as portas para a felicidade".

    Joana van Esveld, nº13, 10ºE

    ResponderEliminar
  22. Hoje acordei diferente mas ao mesmo tempo igual aos outros dias. Acordei com a mesma cara, com o mesmo corpo, com o mesmo corte de cabelo, com a mesma altura, com o mesmo peso... mas com um estado de espírito diferente, com medo, nervosismo por ir começar uma nova etapa da minha vida, porque tudo à minha volta era diferente. Mas depois percebi que não havia razão para tanta ansiedade e que a única coisa que tinha de fazer é a aproveitar e desfrutar esta diferença.

    Ana Rita Francisco, nº6 10ºB

    ResponderEliminar
  23. Bem eu hoje acordei e como é hábito meu, fui á rua, não havia ninguém, nada, estava tudo deserto, mas achei estranho porque estava tudo cinzento, nada tinha cor, nada brilhava, só eu, como se tivesse acordado noutra dimensão. Foi nesse momento que percebi, fiquei sem familia, sem os meus entes queridos, sem os meus amigos, nada me restava, então desesperada e cheia de medo gritei!~olhei pro meu lado, corri tudo, olhei, e o culpado era um vulcão, destrui tudo o que me fazia feliz.

    Inês Coelho 10ºE nº11

    ResponderEliminar
  24. Hoje acordei diferente, senti-me mais pequena , diferente! Os resultados dessa pequena metamorfose eram visíveis. Tinha cordas, um único braço, faziam um som agradável como uma música. As minhas pernas tinham evaporado completamente. Foi então que me levaventei, dirigi-me para um espelho e qual não foi o meu espanto que não era nada mais nada menos do que uma Guitarra! Uma guitarra eléctrica...e eu pensei para comigo “ Uau...como é possível?!”. Teria sido vítima de algum bruxedo? De facto fiquei feliz com esta metamorfose. Senti-me livre e no meu coração ouvia uma música de fundo.
    Fiquei em pulgas e então meti-me dentro de um saco e dirigi-me a uma loja de música...

    Iolanda Roque , 10ºA Nº10

    ResponderEliminar
  25. Hoje acordei diferente, acordei e notei que era um ser humano diferente e que não era o ser humano comum. Perdi a minha rotina, a rotina que todos os seres comuns têm. Não quer dizer que eu tenha uma rotina apenas por ir todos os dias para o mesmo local, é verdade que apanho o autocarro todos os dias, mas não por obrigação mas sim por gosto. Vou para um local para inovar e não para igualar, gosto de fazer aquilo que faço, que é ser aluno de uma escola de artes.

    Guilherme Sousa, nº10 10ºC

    ResponderEliminar
  26. Um dia, como todos os outros, comum, normal. Levantei-me e senti que algo estava errado. Ouvia coisas que antes não reparava e sentia três membros que antes lá não estavam. Com cautela toquei na cauda negra que perlongava a minha coluna e pigarriei. Aterrorizada corri para a casa-de-banho em busca de um espelho. Deparei-me com uma estranha-conhecida. Tinha as memas feições, os mesmos olhos e o mesmo cabelo que eu, mas com um extra par de orelhas felinas e bigodes meio espessos. Senti repulsa e medo, ninguem poderia saber. Cortei os bigodes com uma tesoura, usei uma bandolete espessa e capuz, prendi a cauda ao tronco com gaze e usei a roupa mais larga que tinha.
    Nunca mais fui a mesma depois desta metamorfose, pois quem esconde um segredo, principalmente se tiver os sentidos mais apurados, não age da mesma forma que o normal, o mediano.

    Patrícia Lopes, 10ºC

    ResponderEliminar
  27. A cada dia que muda, os meus olhos variam.
    Expelem as minhas raivas e angústias, desejos e ambições.
    Mas hoje estão vazios. O impossível aconteceu. Ou será melhor dizer o inevitável?
    Desgasto-me a cada segundo numa metamorfose lenta e suave que me envolve num casúlo de silêncio.
    Não desgosto mas este tempo que me isola com o passar dos minutos prende-me num tear de medos e incertezas.
    Os meus olhos estão escuros. Estão vazios numa ausência de conforto.

    Margarida Carvalho nº15 10ºC

    ResponderEliminar
  28. Hoje acordei diferente, senti que tudo aquilo de mau que tinha feito e vivido até hoje tinha desaparecido. Senti-me mais feliz, tranquila e aliviada. Não existia qualquer sentimento ou pensamento mau na minha cabeça e o meu rosto transmitia uma felicidade enorme, assim como o de uma criança a fazer o que mais gosta. Só haviam bons momentos guardadaos, tudo aquilo que tinha sofrido, a dor que em certos momentos tinha tido, simplesmente desapareceu. Era como se tivesse vindo uma grande ragada de vento que levou todas as ideias negativas e pessimismo que havia em mim. Não sabia a razão daquela limpeza de espírito mas sabia que me sentia muito bem comigo mesma. Com o passar das horas apercebi-me que nem tudo de mau tinha desaparecido. A dor que sentimos com a morte de alguém que nos é próximo, que é algo que nos marca para sempre, não tinha desaparecido. Mas de resto, sentia-me como um sol radiante.

    Beatriz Passos nº6 10ºA

    ResponderEliminar
  29. Hoje acordei diferente, acordei com o pressentimento que era o alien deste mundo, sinto me diferente mas isto nao e significado de ser rejeitado pela sociadade. Sei que a difetença nos torna especiais porqe num mundo cheio de coisas iguais torna-se chato, riem se de mim por se diferente e eu riu de todos por serem iguais.

    Diogo Rodrigues nº8 10ºC

    ResponderEliminar
  30. Hoje acordei sem coração
    tornei-me vento
    despertei desta ilusão
    Hoje acordei sem coração
    roubaste-me a alma
    deixaste-me em vão
    Hoje acordei sem coração
    e de um pensamento
    saltou um torbilhão
    Hoje acordei sem coração
    levaste-me a calma
    trouxeste-me a confusão

    (Não é necessário acordar para estar diferente, a cada minuto que passa cada
    um de nós é mais alguém, é alguém maior. A cada segundo que passa é como se acordassemos
    diferentes de novo, somos alguém com outras ideias. Por cada momento que passamos, por cada momento que
    vivemos, é uma metamorfose de nós próprios.
    Inês Filipa nº12 10ºD)

    ResponderEliminar
  31. Acordei hoje estava diferente, estava a sonhar, ontem estava a viver, mas hoje estou a sonhar que estou a viver.
    Conheci pessoas novas e diferentes, fiz coisas novas e senti emoções novas. Quem me garante que não estou a sonhar?

    (Sara 10ºB nº23)

    ResponderEliminar
  32. Eu hoje acordei diferente, o despertador tocou como todos os dias mas, em cima de mim sentia um peso que não era habitual, levantei-me e sacudi-me para ver se me conseguia desprender de todo aquele sentimento de angustia e nauseas. Depois de milhentas tentativas, corri ao espelho e olhei para mim, tinha rugas, a pele envelhecida, um aspecto triste, aparentava ter 50 ou 60 anos e não 15 como pensava ter. A minha juventude tinha passado por mim e eu não tinha tido mãos e por maiores que fossem as minhas unhas não a conseguiram agarrar, e mal me tinha aprecebido já tinha a vida feita e um dia-a-dia extemamente repetitivo. Tenho medo, medo de envelhecer, medo de nao aproveitar, medo de perder.

    (Alexandre Rodrigues 10ºA nº1)

    ResponderEliminar
  33. Hoje acordei diferente, mais confiante de mim mesma. Posso dizer que só alguns dias é que me sinto assim, com muita confiança, e hoje foi um deles. Senti-me capaz de ultrapassar qualquer desafio, qualquer obstáculo, senti-me segura de mim!

    (Carolina Correia 10ºB nº7)

    ResponderEliminar
  34. Beatriz Agria

    Hoje acordei perdida na escuridão do meu quarto, sentia-me estranha, era como se a minha vida tivesse ficado nos meus próprios sonhos.

    Beatriz Agria 10ºD nº3

    ResponderEliminar
  35. Hoje acordei muito bem, com sonhos felizes. Olhei para a cama e havia uma grande quantidade de um líquido viscoso à minha volta. Acordei uma lesma. Literalmente. enorme e feia, com duas antenas que serviam de olhos. A minha carne era asquerosa e esverdeada. Eu não falava, como se a boca não existisse (como a generalidade das lesmas).

    Marta Costa , 10ºC

    ResponderEliminar
  36. Hoje acordei diferente, com mais certezas e sem medo de seguir o que eu realmente quero. Acordei essencialmente mais feliz e confiante, sinto-me realizada.

    Mariana Romão, 10ºE

    ResponderEliminar
  37. Hoje acordei e era uma pequena gota de água. Leve e transparente aos olhos de todos. A minha cama era uma nuvem. Sai dela e fui pela atmosfera fora, à espera de encontrar o meu caminho...

    Joana Marques nº15 10ºD

    ResponderEliminar
  38. Hoje acordei e apercebi-me de que o meu passado estava de novo diante dos meus olhos.
    É apenas mais um dia, mais uma manhã. Porém, algo está diferente.
    Hoje acordei criança. Sou eu, eu mesma. Reconheço estas feições agora reflectidas no espelho, este quarto, esta rotina. Sim, sou eu e este costumava ser o meu mundo.
    Este despertar, estes cheiros, esta casa. Abro as portadas e... sim, o campo, o silêncio. Voltei definitivamente à minha infância, aos meus 7, 8 anos, suponho. Uma casa rodeada de paz, no meio da natureza e o meu quarto cheio de cor e brinquedos.
    Oiço a voz da minha mãe. Será que também ela está mais nova? Sim, está. Reconheço-lhe o rosto menos cansado, menos marcado pelas rugas da vida.
    Sinto o desenrolar das velhas rotinas, como se ainda ontem as tivesse vivido e vou recordando todas aquelas pequenas coisas que nos escapam ao longo dos anos e vão ficando perdidas no meio do mar de recordações dentro da nossa cabeça.
    Ficaria assim um dia, dois...? Ou estaria ainda a sonhar? A única certeza que tive foi que queria saborear ao máximo cada momento. Relembrá-lo.

    Maria Abreu, nº 18, 10ºD

    ResponderEliminar
  39. Acordei e senti que a papoila era hoje o hiperónimo de uma floresta e que hoje era capaz de dar novas palavras.

    (Ana nº1 10ºC)

    ResponderEliminar
  40. Era já noite e eu encontrava-me a ver vídeos de quando era pequena, olhava para aquele pequeno ser que em tempos tinha sido eu, um ser que transmitia confiança, inocência, despreocupação e que não tinha receio de dizer o que pensava das coisas. Dei por mim a desejar voltar a ser criança, aquela criança.
    No dia seguinte acordei e senti-me diferente, já não era mais uma adolescente, mas sim aquela pequena menina outra vez.

    Tatiana Nascimento, nº25, 10ºA.

    ResponderEliminar
  41. Hoje Acordei diferente. É como se finalmente me sentisse realizada, toda a luta que tive acabou por ser recompensada e para sorrir motivos não me faltam. No entanto, a luta continua e modestia á parte ainda agora começou. Nunca ninguém me disse que a vida seria fácil, mas não, nunca vou desistir. Aqui começa a minha metamorfose.

    Inês, nº11, 10ºC.

    ResponderEliminar
  42. Hoje acordei diferente. Acordei entusiasmada por ter entrado numa nova etapa do meu percurso escolar, por estar numa escola totalmente nova com pessoas que não conhecia, e por finalmente estar a estudar uma coisa que realmente gosto, artes. Mas por um lado senti-me bastante cansada, por isso reparei que se não me deitar cedo não irei ter a energia e vontade para desfrutar de todos os dias nesta nova escola.

    ResponderEliminar
  43. Hoje acordei diferente. Acordei e era uma estátua, que conhecia bem o mundo onde vivia, o que me rodeava. Dei por mim numa vitrine rectangular, com pouco espaço ate mesmo para respirar. E para lá do vidro de 16 milímetros, um mundo de olhos postos em mim, como se esperassem por algo, um subtil movimento ou um simples pestanejar.

    Miguel Veiga nº15 10ºA

    ResponderEliminar
  44. Um acordar diferente
    Hoje acordei diferente, sinto que é efeito de uma metamorfose. Desde o meu acordar que não foi repentino como costuma ser, hoje tive um acordar indolente, apático, pachorrento… reflectia a metamorfose da manha. As cores que me invadiam o quarto começaram por ter tons de azul, um azul muito escuro que se foi aclarando, chegando cada vez mais perto dos amarelos e, por fim, quando os primeiros raios de sol rompem por de trás da colina um vermelho misturado com um laranja que poucos minutos depois se expande em branco. Não fugindo à regra para mim é uma nova rotina, novos horários, novos ambientes, novas pessoas, o que a princípio para todos é estranho! “Primeiro estranha-se e depois entranha-se”, foi o q uma vez ouvi e que se adequa. Hoje acordei com uma sensação imensa de conforto, penso que Felizmente essa metamorfose esta a embrenhar em mim.

    Ana Margarida Mouralinho nº2 10º E

    ResponderEliminar
  45. Esta manhã acordei e sentia-me diferente. Senti que tinha morrido e voltado a viver. Apercebi-me que não tinha sido o fim, apenas um novo começo.

    Mariana Ferreira nº17 10ºC

    ResponderEliminar
  46. Hoje acordei totalmente diferente o que nunca me tinha acontecido nos outros dias…Sentia-me só, esquecida, abandonada…Não conseguia sentir o calor da minha mãe…
    Corri caixa inteira à procura da minha família, não a encontrava onde será que eles se meteram?! Será que tinham sido levados pelos humanos que nos queriam separar para nos mandarem a bola e nós irmos buscar?!


    Joana Sofia 10ºC

    ResponderEliminar
  47. Hoje acordei no mundo da escuridão, no mundo onde não via nada e ao mesmo tempo via tudo o que se passava ao meu redor. Será? Será que todas as pessoas que vivem nesse mundo da escuridão não vêm para além do que os seus olhos lhe permitem ver?


    Carla Carvalho 10ºD

    ResponderEliminar
  48. Hoje acordei diferente! Ao acordar tornei-me eu, nao senti aquela obrigação de ter de acordar, senti prazer e entusiasmo. Senti-me como quando uma criança vê a sua mãe, como quando um cão vê o seu dono, como quando abrimos a prenda de Natal e é a tal que esperamos a meses... Não me senti retraído, com medo do meu ser.


    Tomás Jesus 10ºC

    ResponderEliminar
  49. Hoje acordei diferente, estava pesado, grande a minha cabeça era enorme! Por mais que tenta-se não conseguia levantar a cabeça, não conseguia ouvir o barulho que fazia ao mover as pernas na cama, nem os olhos conseguia abrir.
    A minha cabeça parecia que ia explodir, tantas inseguranças.
    Será que vou conseguir?
    Talvez me safe... mas...
    Com muito esforço consegui levantar-me e ouvir os meus passos mas a minha cabeça continuava pesada.

    Tiago Henriques 10ºA

    ResponderEliminar
  50. Hoje acordei diferente...estava presa numa página de um livro esquecido, presa nas páginas da história da minha vida, um romance?uma aventura?Ficção Cientifica?Uma comédia mais parece. A tentar sair do livro que não consegui parar de ler, vi-me forçada a parar de fugir e simplesmente ler o resto e acabar a minha história..
    Sara Esteves 10ºD

    ResponderEliminar
  51. Hoje acordei como um génio, pura e cristalinamente génio, como que um sábio que poderia realizar única e exclusivamente 3 desejos, se assim o libertassem. Mas libertar de que? Da sua Lâmpada? ou de um sentimento? ou talvez até de um sofrimento? Resta saber quem encontrará este Génio da Lâmpada .

    André Silva 10ºD

    ResponderEliminar
  52. Hoje acordei e parecia estar debaixo de água, pois a minha visão era turva. Seria um peixe? Quando olhei para o fundo da cama, para ver de que cor eram as minhas barbatanas, vi que era uma maçã verde, por amadurecer.

    Rebeca Correia 10ºD

    ResponderEliminar
  53. Hoje acordei diferente,
    o que outrora era impaciência e desinteresse,
    tornou-se sede de saber e paz interior.
    Antes não me lembrava do que sonhava,
    agora, é como se estivesse sempre a dormir,
    num sono profundo.
    A "parte negativa" da vida,
    transformou-se na "parte positiva"

    Miguel Correia 10ºD nº20

    ResponderEliminar
  54. Hoje acordei diferente! O meu quarto estava diferente, estava maior!
    Tentei relembrar-me do que tinha feito ontem à noite mas não me recordava de nada. Sentia uma grande falta de ar, como se o oxigénio tivesse acabado. Tentei pegar num copo de água mas era demasiado grande para mim. Foi então que me lembrei de olhar ao espelho. Quando olhei, nem queria acreditar no que via. Era um peixe!
    Não sei como aconteceu esta transformação, mas agora já batia tudo certo. A minha mãe sempre me disse que os peixes nunca se lembram do que fizeram. E a falta de ar... Se não mergulha-se rapidamente morria! Foi então que a minha irmã entrou para me acordar. Como adora animais, não demorou muito a meter-me dentro de um copo de água.

    Ana Pinote 10ºA

    ResponderEliminar
  55. Hoje acordei numa cama diferente, num quarto diferente e preparei-me para ir mais um dia para uma escola diferente ... Mas eu também estou diferente,eu sei que estou, pelo menos pscicológicamente, pois acordei mais decidida e mais forte porque o meu desejo não é estar na escola Antonio Arroio, o meu desejo é MERECER estar nessa escola.

    Alice Abranches nº3/10ºB

    ResponderEliminar
  56. Hoje acordei diferente, sem duvida. Acordei com a vontade de ir para a escola, algo que já não sentia a muitos anos. Pela primeira vez abandonei o meu "porto seguro" e resolvi mudar de escola. Senti que sou aceitei, sento que não preciso de usar nenhuma "máscara". Sinto-me segura nesta escola, sinto que posso ser eu mesma e que ninguém me vai criticar por isso. Finalmente encontrei um sitio que para além da minha casa me faça sentir à vontade, porque por mais dificil que seje acordar as seis da manhã para chegar cedo a escola, eu levanto-me e levanto-me com um sorriso na cara porque eu sei que no fim valerá a pena.

    Helena Cerqueira nº10/10ºE

    ResponderEliminar
  57. O acordar é a metamorfose diária do corpo, da mente e do coração. Marca a fronteira entre o ontem e o hoje. Entre o que fomos e o que somos. O acordar grita em silêncio aquilo que mudou. O acordar não é uma metamorfose. O acordar é a metamorfose.

    Beatriz Saraiva, nº4 10ºD

    ResponderEliminar
  58. Acordei na penumbra do meu quarto, estores corridos e sem luz a vista, mas curiosamente via tudo com grande detalhe.
    Algo estava diferente em mim, um Fogo ardia no meu cerne, mas à parte disso nada encontrei que denunciasse alguma diferença.
    Uma vez na casa de banho confrontei o meu reflexo e reparei que este não correspondia com a minha imagem real mas sim com uma que eu apenas tinha visto em sonhos. Das minhas costas erguiam-se duas asas negras e no extremo dos meus braços, tinha garras em vez de dedos. A minha face era diferente tambem, angelical mas sombria, com ambos os olhos negros e profundos e com o cabelo agora branco espetado para cima, terminando com uma joia no centro da minha testa.
    O Fogo que sentia no meu cerne impelia-me a sair e mostrar o meu novo ser a todos os que encontrasse, mas quando cheguei a rua, apercebi-me que ninguem se importava com a minha diferença, talvez por não a verem ou talvez por estarem cada um deles preocupados com a sua propria metamorfose.

    Tiago Viana, nº23, 10ºC

    ResponderEliminar
  59. Um dia de manhã acordei diferente. Apesar de saber que estava acordada, continuava a sonhar. Assim o foi durante todo o dia, portanto, levei os sonhos comigo.
    Apresentei-os aos desconhecidos, aos adultos que cantam na rua quando estão felizes, aos ditadores que não levam as regras tão a sério e aos empresários que nunca se vestem a condizer. Pelo caminho encontrei aqueles que dormem ao relento por gosto, que bebem pelo gargalo da garrafa e oferecem gargalhadas ao mundo.
    Ao final do dia, as crianças que jogavam à bola no bairro, quiseram provar um pouco dos sonhos e cada uma delas levou o seu favorito; nenhum restou. Nesse momento acordei e percebi que sonhara todo o dia.

    Nesse dia, acordei diferente, acordei uma sonhadora.

    Beatriz Nunes, 10ºD

    ResponderEliminar
  60. Hoje acordei difernte, de forma esquesita, uma sensação má.
    Esfrego os olhos, e tento abri-los , esforsando-me ao maximo pois a força do sono era mais forte. A primeira coisa que vi, foi o tecto de madeira do meu sótão, normal, mas sentia-me esquesita. Doia-me um pouco as costas, e não sentia o braço, os meus dedos estavão dromentes. Olho para o lado e vejo uma taça com ceriais velha, um sapato e papeis.
    Quando me levanto reparo que não estava lá a minha cama, tinha dormido no chão. Estava com sono, não percebi nada e fiquei com cara de parva o resto da tarde.
    Romana Cunha 10ºA

    ResponderEliminar
  61. Hje acordei diferente...meio ensonado como sempre , olhos fechadinhos e uma visão turva...levantei-me e fui á casa de banho.
    Derrepente olhei-me ao espelho , assustei-me , esfreguei os olhos com bastane força .E reparei que era uma especie de aguia ou falcão..não podia acreditar! Sai da casa de banho o mais rapido possivel eapanhei a primeira janela aberta e voei , Sentime livre como sempre quiz ser ...
    Carlos Abreu 10ºA

    ResponderEliminar
  62. "Na escuridão acordei,
    Hoje de manhã
    A luz, eu vi
    No espelho refleti,
    Em borboleta me senti."

    Carina Franco 1OºD

    ResponderEliminar
  63. Hoje acordei diferente,acordei insegura para dar um passo novo à minha vida,é um sentimento que nunca temia ,nunca tive medo de arriscar mas agora sim.Penso que o medo seja vir de longe ,de estar numa nova escola ,com pessoas diferentes.Era raro ver pessoas assim,"estranhas",mas isso é bom.

    Tânia Teixeira,nº25,10ºB

    ResponderEliminar
  64. Hoje acordei diferente, acordei menos preenchida. Isto deve-se ao facto de ter mudado de escola, que fez com que se criasse em mim espaço para novas amizades, novas aprendizagens e conhecimentos, ou seja, algo na minha vida mudou. Não posso dizer que tenha sido uma mudança repentina, pois já há algum tempo ansiava pela nova escola, mas foi algo que fez com que a minha vida se encaminhasse, que fez que eu sentisse que estava onde queria, a fazer o que queria. Tudo isto não fez com que esquecesse as antigas amizades e os velhos conhecimentos, apenas contribuiu para que pudesse criar em mim um novo espaço onde pudessem “caber” todas estas novas experiencias desta etapa da minha vida!

    Lídia Bispo
    Nº17 10ºB

    ResponderEliminar
  65. Hoje quando acordei sentia me bastante confusa, era tanta a confusão que nem me estava a conhecer a mim mesmo.
    Pare, olhei me no espalho e reflecti.
    Estranho! Mas eu estava confiante comigo mesmo.

    Inês Ladeira
    Nº12
    10ºB

    ResponderEliminar
  66. Hoje acordei em paz de espirito. Não sou o qe antes fui, e sinto-me liberta de mim propria.
    Acordei com a sabedoria, e sei qe vou conseguir enfrentar todos os meus problemas de hoje com vitalidade. Os de hoje, só, porqe amanhã ja não sei o qe serei.

    ResponderEliminar
  67. Hoje acordei e parecia uma chama, ninguém me podia tocar. Sentia-me especial!
    De qualquer modo não era pelo facto de me ter transformado numa chama da noite para o dia, que não queimava, e isso poderia magoar os outros. Por onde passava podia dizer-se que não deixava nada danificado. Sinceramente naquele momento achava que era superior a tudo e a todos e isso fazia com que eu pensasse que ninguém se poderia aproximar de mim. Era uma chama, não comia, não dormia, não tinha de dar explicações de nada, era independente!

    Catarina Branquinho, 10ºD, nº8

    ResponderEliminar
  68. Hoje acordei diferente...
    com saudades que a minha mae me levasse à escola todos os dias de manhã, mas com a consciência de que daqui para a frente as coisas iriam ser deferentes...a vida vai mudando e dando várias voltas.
    Percebi que tenho que aproveitar todas as oportunidades que a vida me dá.
    Acordei diferente num outro aspecto, super feliz, pois sabia que no caminho para a escola iria reencontrar velhos amigos, mas é bom saber que na nova escola encontrei novos amigos que me fazem realmente sentir em "casa".

    Maria Varela, nº17 10ºE

    ResponderEliminar
  69. hoje acordei farta de tudo

    ResponderEliminar
  70. Hoje acordei diferente, sentia um grande sufoco, um peso no peito. Queria gritar mas não tinha voz. Ao tentar levantar-me cai ao chao, não tinha pernas nem braços, apenas umas gigantescas barbatanas, não percebia o que estava a acontecer, seria um sonho?
    Tentei rastejar para junto do espelho, quanto mais me esforçava mais forças perdia. Chegei a pensar que era o fim, mas concegui! Ao chegar ao espelho vi que não estava a sonhar. A rapariga que eu era ontem, agora era um peixe. Mas derrepente vi o espelho transformar-se, conseguia ver-me a mim, o meu corpo que agora tinha dado lugar a escamas, no meio do oceano, a olhar para mim com o mesmo espanto que eu olhava para ele. O que se passaria? Eu não sabia, mas queria voltar a ter o meu corpo.

    Mariana Machadinho 10ºC Nº18

    ResponderEliminar
  71. Eram 6.00 da manhã e eu acordei com o despertador do meu telemóvel. Parecia que tudo em mim estava rijo, esculpido. Levantei-me e foi à casa de banho para me arranjar para começar o novo dia de aulas. Lavei a minha cara e quando levantei a minha cara vi-me ao espelho. Era uma estátua. Olhei para a minha nova aparência e pensei que tudo fosse um sonho. Mas não era. Estava cinzenta, os meus movimentos eram lentos e pesados. Pensei logo: o que é que a minha familia vai dizer? O que é que vão achar de mim? O que é que se passa? Começei a chorar mas não saiam lágrimas... Dei em louca. Quando me finalmente acalmei, e a minha mente consegui estabilizar foi à sala onde estava o meu pai. Quando ele me viu gritou, e teve o mesmo choque que eu, ele prometeu-me que tudo ia ficar bem. Claro que as coisas não iam ficar bem, não havia nada a fazer. Após três horas presa naquele novo eu, percebi que não podia disfarçar-me. O meu irmão já se tinha ido embora por isso, foi buscar o martelo à caixa de ferramentas e matei-me.

    Bárbara de Campos

    ResponderEliminar
  72. Hoje acordei diferente.
    senti-me como se tivesse desaparecido, ninguém me conhece nem me vê.
    Estou perdida, hoje acordei e estava noutro mundo, um mundo diferente.
    Tenho roupas diferentes, o meu cabelo mudou, fiquei pálida e de olhos brancos, tinhas roupas esquisitas; assustei-me quando me encontrei com o espelho neste mundo estranho mas um pouco familiar.
    Estou e sinto-me estranha mas ao mesmo tempo bem, gosto de me ver assim mas sei que será apenas por hoje..

    Carolina Borlido Duarte 10ºC nº5

    ResponderEliminar
  73. Hoje acordei diferente, era confiante, achava que podia fazer tudo e não havia ninguém a dizer-me como viver a minha vida.Era livre. Todos os meus medos tinham desaparecido, principalmente o de falhar.

    Maria Silva nº13 10ºA

    ResponderEliminar
  74. hoje acordei como normalmente... mas sentia-me estranho... diferente... fui ao espelho mas nada, era eu, como qualquer dia... bom... continuei normalmente, arranjei-me, apanhei o autocarro, chegei á escola e fui á aula... depois sim apercebi-me, estava diferente, como que uma fortaleza, mas interior, influencias e ideias chegam aos portões, e lá são escolhidas ou entram se forem boas, ou são expulsas se as considerar desagradáveis ou que prejudiquem...

    Diogo Dias nº8 10ºA

    ResponderEliminar
  75. Hoje acordei com um pensamento espiritual, e sobre tudo completamente difrente do meu pensamento do passado, quando me levantei,fui de olhos fechados direito ao duce, e quando passo pelo espelho e vejo algo de diferente no meu corpo. Não era um corpo fininho, branquinho e enorme como o habitual. Vejo as minhas orelhas enchadas e gigantes, e uma bolinha vermelha no centro da testa, e uma barringa do tamanho de uma bola insuvelavel...

    ResponderEliminar
  76. Hoje acordei diferente, acordei com um mau estar na boca, sabia-me mal, levantei-me e uma enorme dor de cabeça apoderou-se de mim. Comecei a tentar me lembrar de como tinha eu chegado ao quarto ontem mas as minhas memorias tinham desaparecido, era um branco gigante na minha mente, a ultima coisa que eu me lembrava era de ter jantado. Fui até à cozinha apesar das dores no corpo, mal me aguentava em pé. O chilrear dos passaros feria-me os ouvidos.
    Que horas seriam?
    O meu telemovel toca.
    Era uma mensagem nova, de um numero desconhecido:
    "Temos que repetir a noite !" Qual noite?

    Sara Clemente, 10ºA nrº19

    ResponderEliminar
  77. Hoje acordei diferente. Percebi que muita coisa tinha mudado. Apercebi-me de que tinha novas possibilidades e que tinha de ser mais independente. Nova escola, novo ambiente, novas pessoas... tudo novo. Sinto mais liberdade e agora mais do que nunca tenho de ser eu própria a lutar por o que quero para me sentir realizada.

    Verónica Martins 10ºE Nº 25

    ResponderEliminar
  78. Hoje acordei diferente. Acordei com vontade de não vir para a escola, para ficar na minha zona com os meus amigos e familiares que eu passava mais tempo.
    Não queria vir para a escola pelo receio de não conhecer ninguém.
    Quero ser feliz e para isso acontecer preciso das pessoas que amo e se algum dia eles não tiverem mais perto de mim, posso ter a certeza que estarão dentro do meu pensamento e coração.
    Saudade é o sentimento que sinto agora, falta das pessoas com quem passei muitos momentos felizes e tristes e que agora não vou ficar muito mais tempo depois desta longa separação.
    E sei que nesta escola, agora vou ganhar novas amizades e seguir o meu sonho.

    Isamy Cristina 10ºE Nº12

    ResponderEliminar
  79. Eu Hoje acordei contente, porque vou para a escola nova e vou esqueçer o passado.

    João Tomás nº15 10B

    ResponderEliminar
  80. Hoje acordei diferente, era invisível, estava chateado com a vida, com a sociedade, com tudo.
    Não queria ver nem falar com alguém, sentia-me completamente frustrado, só me apetecia estar sozinho, ali naquele canto.

    ResponderEliminar
  81. Mudei de pele. Sou um novo tipo de ser.
    Nada é igual ao dia de ontem.
    As cores, os sons, a luz, os movimentos, existem de outra forma, agora.
    Não penso, só sinto.
    Movo-me ao sabor dos risos, e não ouço mais nada no fernesim que são os corredores a esta hora.
    Agora, cada palavra é melodia, e um movimento é luz,
    mais nada.
    Estou onde quero estar. Este, agora, é o meu sitio especial.
    Hoje acordei, e estava diferente.

    Sara Cereijo , nº22 10ºE

    ResponderEliminar
  82. Hoje acordei a voar, quando de repente estou no mar. Acordei assim, porque senti uma briza de conforto e liberdade para realizar meus sonhos e desejos.
    Nestes dois lugares sinto uma grande liberdade na minha vida, posso fazer tudo com poucos obstaculos,nmsem me atrapalhar e tropeçar em tudo e em todos.
    São dos locais onde se sente harmonia, paz e conforto.

    Raquel Coelho nº21 10ºD

    ResponderEliminar
  83. hoje acordei a ver o mundo de uma forma diferente acordei sem pensar no que os outros pensam sobre mim ou sobre o que faço , visto ou sinto . acordei e percebi que o esta certo é ser único ser diferente dos outros criar a nossa própria identidade. acordei com um sentimento ''mudasti''

    Tiago Cruz nº24 10ºE

    ResponderEliminar
  84. Hoje acordei e senti-me diferente, acho que ganhei asas e uma leveza incrível. Apetecia-me voar, tinha tanta coisa na minha imaginação.
    Realmente voei, voei para um "mundo" que nunca antes tinha conhecido (mas que muitas vezes tinha imaginado), um "mundo" bem diferente, talvez melhor.
    Naquele "mundo" sentia coisas diferentes, cheiros, sentimentos, vontades que nunca tinha conhecido. Tudo era uma incógnita, daquelas como as de matemática que parecem que não têm fim mas que arranjamos sempre uma solução. Ainda não tinha arranjado a solução desta mas isso ainda fazia com que fosse mais engraçado.
    Também nunca pensei ter tanto interesse por algo assim, mas a verdade é que tinha.
    Era tudo novo, até eu acho que já não me conhecia, sentia-me a mudar a cada segundo ao conviver com estas "coisas" tão diferentes de mim e ao mesmo tempo tão iguais.
    Será que um dia, alguém vai ter tanto interesse por uma "coisa" como eu, como eu estou a ter por estas "coisas"? No fundo acho que sim, é inevitável.
    Vim parar a um "mundo" maravilhoso onde ninguém se interessa por o exterior mas sim por o interior e onde eu me sinto a crescer dia para dia.

    Este é o "mundo" que escolhi e que quero viver.


    ANA TAVARES 10ºC

    ResponderEliminar
  85. Hoje acordei diferente, podia voar, mas não conseguia. Era uma experiência nova e não sabia como as asas funcionavam, e foi muito difícil adaptar-me ao meu novo corpo. Para voar tinha de aprender e ser diferente, algo que muitos não conseguiam. Queria abrir asas e voar sobre este mundo mecânico, mas ainda não era a minha vez.

    Daniela Esteves, nº7, 10ºC

    ResponderEliminar
  86. Hoje acordei e senti-me diferente. Acordei e ainda não estava ciente, ciente das preocupações, foi então que acordei para a realidade. Conseguia ainda que vagueasse na minha cabeça pela mãnha, pensar que estava em dos mundos. Mundos diferente onde vos tinha a vocês e um só meu. Era apetecível e eu pudia voar.
    Senti-me distante e sozinho como uma espécie e aventureiro que procurava um mistério: a diferença da vida para além do básico, era como se alguma coisa me movesse. Mas o quê?

    bernardo monteiro 10c n4

    ResponderEliminar
  87. hoje acordei difrente... acordei com abelhas nos ouvidos porque é a ouvir e a ver que percebemos e compreendemos os limites de tudo o que nos rodeia, assim conseguimos possuir uma consciencia forte que nos permite construir e aperfeiçoar a nossa personalidade e mentalidade.
    Assim podemos prevenir as consequencias que doêm tanto como uma picada de uma abelha.

    Miguel Pereira 10ºB nº 19

    ResponderEliminar
  88. Hoje acordei um pouco diferente dos outros dias, acordei cedo com a barriga a contorcer-se toda devido ao nervosismo que sentia, mas ao mesmo tempo queria ver coisas novas ir à escola e observar as novidades que me esperavam, entretanto, absorta nos meus pensamentos senti saudade de estar em casa e estar tudo normal e sem fazer nada...

    Mafalda Teixeira 10ºE nº16

    ResponderEliminar
  89. Hoje. Hoje acordei diferente de ontem, acordei diferente dos dias anteriores.
    Sinto-me aprisionada num Mundo que não sei se é a realidade; só sei que é um Mundo diferente dos outros onde já estive.
    Aqui, nada faz sentido. Sinto-me perdida neste infinito de (in)-realidade.
    Quero sair deste Mundo à parte, mas ainda não sei como. Quero puder viver na realidade.
    Simplesmente, estou sozinha neste mundo sem cor.
    Tenho medo, tenho medo que a escuridão me consuma por completo. Eu não serei quebrada novamente, só tenho de respirar, eu não me posso afundar neste mar de escuridão.
    Simplesmente, fica à espera de uma Luz - a minha Luz.

    Sara Lima nº22 ; 10ºC

    ResponderEliminar
  90. Hoje acordei diferente…

    Hoje acordei, e …?
    Será que diferente ou igual?
    Mas só se acordar o saberei.
    Talvez não passe de um sonho.
    Ontem criança hoje adolescente.
    Mas onde a diferença?
    A vida é um ponto branco numa esfera negra. Mas aqui espero saber o que me torna diferente de uma igualdade designada Ser Humano.



    André Bilro Correia nº3 10ºc

    ResponderEliminar
  91. Hoje acordei com sede, de água...
    Mais sede que o habitual...
    Tinha sede de viver o passado, outras épocas outros scenários, outras formas de viver e pensar.
    Não me conformo com a sociedade de hoje em dia. A água faz-me mergulhar nesse tempo, talvez porque é uma das poucas coisas que resta desde o inicio da especie animal e humana...



    Vasco Ascolese nº26 10ºB

    ResponderEliminar
  92. Hoje acordei diferente, acordei destemido, porque estou numa escola nova, o ambiente que se vive aqui é muito diferente do ambiente que estava habituado e com isto tudo entendi agora aquilo que já me tinham dito à muito, a não julgar um livro pela capa.

    Rodrigo Fonseca 10ºB

    (não ligue ao outro comentário que fiz com outro blog com o mesmo nome, este blog agora é que conta)

    ResponderEliminar
  93. Hoje acordei diferente ... mais compreensível e com uma maior capacidade de aceitação em relação aos outros, no que toca às amizades, à família e até mesmo no que toca à escola. Hoje sou capaz de pedir desculpa por algo que aconteceu que ontem não pediria, porque reflecti sobre o assunto e compreendi. Hoje, e à medida que o tempo vai passando, vou aceitando todas as pessoas, com os seus estilos e personalidades diversas, de uma forma cada vez mais natural ... já não é uma espécie de obrigação ou um ''fica bem'' ou ''devo'' aceitá-las ... vou-me habituando ao longo do tempo e a naturalidade (verdadeira e não artificial) com que vejo, aceito e sigo em frente, hoje melhorou mais um pouco.

    Joana Tomás, nº14, 10ºE

    ResponderEliminar
  94. Hoje Acordei e estava diferente, era apenas uma nota musical com braços, pernas, tudo o que um simples humano tinha direito, mas diferente.

    ResponderEliminar
  95. Hoje acordei, acordei e senti-me diferente.
    Senti-me livre para sonhar, senti que não existiam horizontes ou barreiras e que não haviam limites para o pensamento.
    E hoje, senti também a confiança e coragem necessárias para enveredar por caminhos desconhecidos em busca dos meus sonhos. Estes sentimentos apoderaram-se de tal modo de mim que sai à rua sem medo do que pudessem pensar de mim ou das minhas acções.
    Esta manhã posso dizer que sofri uma metamorfose, e aqui estou eu, de horizontes bem abertos, sonhos bem altos e a ser eu mesma. feliz.

    Sara Alvarrão, nº23, 10ºE

    ResponderEliminar
  96. Hoje de manha ao acordar, senti monotonia, inquietaçao e saudade.
    -Monotonia, porque por vezes é sempre tudo igual, não ha nada de novo, nada por fazer, desenvolver, nada por descobrir nada para entreter, somente viver o 'habitual' dia-a-dia;
    -Inquieta, por vezes, porque quero sempre mais, quero descobrir, quero inovar, simplesmente o facto de me querer integrar na nova escola, conhecer malta, no fundo habituar me ao novo ambiente, enfim;
    -Saudade...saudade dos amigos, da antiga escola, professores e auxiliares, saudade de ser popular, de todo o pessoal me conhecer e chegar aqui e nao ter nada do que tinha, estar no "vazio", ter simplesmente que me desenrascar sozinha.

    Bianca Silva, nº8, 10ºE

    ResponderEliminar
  97. hoje acordei e todas as cores tinham mudado.
    o dia que sempre que abria os olhos me mostrava uma luz brilhante e límpida estava verde.
    os lençóis que eram vermelhos estavam amarelos e eu, ate eu tinha mudado.toda a minha cor que antes era rosada estava um roxo azulado.
    não sei porquê, mas todo o mundo tinha agora uma nova vida, melhor ou não era definitivamente diferente...

    Catarina Granjo, nº6, 10ºC

    ResponderEliminar
  98. hoje acordei diferente,acordei e sentia muito frio e muita fome,abri os olhos e via carros, pessoas, árvores,crianças, cães e muito movimento.Sentei-me e vi que estava na rua e que tinha dormido num pedaço de cartão tentei levantar-me mas estava muito fraca, de repente as pessoas começaram a atirar com moedas para um chapéu roto que eu tinha no chão.Eu era uma mendiga.
    Eu não sabia o que fazer não tinha sitio onde ir, não tinha nenhuma referencia não tinha família, não tinha amigos não tinha nada.Mesmo se me conseguisse levantar daquele chão frio e imundo não saberia onde ir ,não sabia qual a próxima coisa a fazer, mas pensando bem já não tinha ninguém que mandasse em mim era completamente independente.Essa devia ser a única vantagem.A verdade e que eu não tinha ideia da próxima coisa a fazer para seguir com a minha vida, e por agora ia limitar-me a estender as mãos e receber moedas daquelas pessoas que achavam que não precisavam mais delas e que tinham pena de mim.

    ResponderEliminar
  99. ...hoje acordei diferente...já não era eu, não era ninguém! Olhava à minha volta e tudo o que via era tudo o que eu não conhecia! Não era o meu mundo ... mas então, onde estava eu?
    Foi aí que, por alguma espécie de instinto, olhei para a minha mão ... e vi! Eu já não era humana, já não era real! Eu simplesmente estava no mundo da imaginação!!!

    Roselyne Lougnon 10ºB

    ResponderEliminar
  100. Hoje acordei diferente, era uma cobra sem espinha, sem mente, perto de uma borboleta que apesar de linda era amiga de toda a gente.

    Lídia Freire 10ºD

    ResponderEliminar
  101. Hoje acordei diferente...

    Para variar, levantei-me e fui tomar o pequeno-almoço e hoje estava ainda mais atrasada do que o costume, começei a fazer tudo à pressa e vi que nem tempo tinha de tomar banho.
    A única ideia que me ocorreu foi mergulhar na piscina (do meu jardim), mas abri os olhos e de repente era um maravilhoso e mágico lugar, um oceano.
    Senti uma onde de felicidade a invadir-me, e tudo em mim se transformava e era onde todos os "sonhos" se realizavam, onde todos estavam bem e descobriam quem realmente eram e onde pertenciam.
    Era um espelho de todas as almas.
    E a minha cor... a minha cor era a do sol a brilhar e todos os maus seres tinham asas, e eu tinha formas, desniveis, cascatas, gotas de agua espalhadas, sombras, ondas e muito mais.
    Sou um sitio que está sempre em movimento e em mutaçao.

    Ana Battaglia 10ºA

    ResponderEliminar
  102. Eu hoje acordei diferente, tinha três cabeças, uma que representava o meu passado, outra o presente e a outra o futuro.
    A cabeça do meu passado faz-me recordar os meus tempos de criança e brincadeiras, faz-me pensar como tal.
    A cabeça do presente representa os dias de hoje, a vida que levo hoje em dia, todos os meus actos, pensamentos e actividades que faço no presente.
    A cabeça do futuro representa os meus pensamentos da vida futura, as consequências dos actos do presente.
    Eu acho que todas as pessoas tem três cabeças, porque todos os dias pensam no passado, no presente e no futuro daí este acordar diferente.

    ResponderEliminar
  103. Raquel Mendes. 10ºC9 de outubro de 2010 às 14:15

    Hoje acordei diferente... fisicamente estava igual, mas psicológicamente notava alguma diferença. Tinha pensamentos frios e assustadores, faziam-me lembrar monstros do submundo!
    Neste momento acredito em coisas que antes nao acreditava. Os meus sentimentos são sombrios e na verdade sinto-me um monstro por dentro e uma estátua por fora, uma estátua mais dura que tudo, tão dura que nem a palavra mais meiga ou encantadora não me fará esboçar um sorriso.

    ResponderEliminar
  104. Ana Costa 10ºD

    Hoje acordei diferente... a memória não existia, tinha fugido, desaparecido... não sabia quem era, o que fazia, ou o que queria apenas fazer, estava sozinha neste pequeno, grande, Mundo repleto de gente...

    ResponderEliminar
  105. Hoje acordei diferente...

    Deparei me com o facto de a 5 dias para cá tenho madrogado com vontade. Realizei o sonho de conseguir entrar na escola dos meus sonhos e a melhor parte é que eu adoro a minha turma...
    São todos muito amigaveis e bastante unidos, um pouco traquinase áte por vezes infantis, mas eu adoro-os com todas as suas qualidades e defeitos... Desde o João, o palhacinho da turma, a Joana que que me ajudou imenso e agradeço imenso por isso... Áte o Bernardo, que apesar de ser por vezes muito caladinho mas é um amor de pessoa e claro não podia faltar a minha martinha que fala pelos cotevelos mas que tambem é adoravel, tal como o resto da turma...

    Eu ADORO-OS, e é graças a eles que eu hoje acordei diferente

    Natacha Ferreira 10ºC Nº27

    ResponderEliminar
  106. Hoje acordei diferente... acordei e senti-me mais "velho", porque comecei agora uma nova vida, um novo desafio, que me torna mais livre e autónomo.

    ResponderEliminar